Quando você voa com medo, fica imaginando coisas como “e se isso falhar, e se aquilo quebrar, e se a energia acabar”?
Bem, pode ser que não existam coisas impossíveis na vida, mas a perda total de energia em uma aeronave de última geração está bem perto de ser uma dessas coisas inimagináveis.
A corrente AC é semelhante a que a gente tem em casa para ligar os eletrodomésticos na tomada, só que em casa a voltagem (tensão) é 110V (ou 220V) com uma frequência de 60 Hertz (ou seja, a luz na nossa casa “pisca” 60 vezes em um segundo). No avião não tem 220V, tem somente 115V com uma frequência de 400Hz. Já que alguém vai me perguntar por que é 60hz em casa e 400hz no avião, já vai a resposta: A vantagem dos geradores de 400hz e que eles precisam de menos “espiras” de cobre em seu enrolamento para gerar a corrente necessária. Menos cobre significa menos peso e menos espaço no avião. Uma regra geral em projeto de aeronaves dita que cada 1KG economizado no projeto significa 4,5KG de economia na operação, pois pode-se reduzir a estrutura e a quantidade de combustível para carregar o mesmo equipamento.
O sistema DC (corrente contínua) é parecido com o sistema que temos nos carros, só que os carros usam 12VDC e os aviões usam 28VDC. O sistema DC é usado para alimentar as telas dos instrumentos, os computadores e o sistema FLY-By-Wire. O computador da sua casa usa corrente DC, apesar de você o ligar na tomada.
Além daqueles três geradores principais (IDGs), existem mais dois (um em cada motor) chamados de Backup Generators (BUGs). Enquanto os motores estiverem funcionando, estes backup generators estarão disponíveis (mas não em uso, eles ficam na reserva) para suprir as partes essenciais de Força Elétrica AC.
E cada um desses dois BUGs possui 2 PMGs, que são Permanent Magnet Generators. Esses PMGs funcionam mesmo que o BUG falhe, já que eles são instalados diretamente no eixo do BUG, e enquanto o motor estiver girando, os PMGs estarão criando energia, mas essa energia é direcionada especificamente para os barramentos de controle de vôo (FBW). Percebam que eu disse enquanto o motor estiver “girando”, não precisa estar necessariamente funcionando.
Mas e se eles falharem?
Vai que o cara mais azarado do mundo está a bordo e os 4 PMGs falham ao mesmo tempo.
Bem, se isso acontecesse, os IDGs que alimentam as barras principais de corrente alternada passariam a alimentar o FBW, mas não de maneira direta, já que FBW é DC e IDG gera corrente AC certo? Cada barra AC alimenta um tipo de transformador chamado TRU (Transformer Rectifier Unit), que pega essa corrente AC e transforma para 28V DC, assim como a fonte do seu computador faz quando é ligado na tomada.
Vamos supor que a bateria falhasse também. Além de suar, o piloto começaria a fazer o sinal da cruz, pois a situação estaria ficando realmente crítica. Em um caso como esse, de falha de bateria, um geradorzinho movido a vento que fica escondido na barriga do avião já vai ter saído de seu esconderijo e começado a funcionar. Esse geradorzinho se chama RAT (Ram Air Turbine). Ele é movido a vento e o avião está voando, logo, vai gerar energia para os instrumentos essenciais e a “barra quente” da bateria, e continuaremos com dupla redundância nos barramentos FBW.
E não é só isso, este é um sistema MUITO, MUITO, MUITO confiável. Depois de saber tudo isso, será que ainda tem gente com medo de voar?
(Esse conteúdo foi retirado de http://www.avioesemusicas.com/por-que-voar-e-tao-seguro-repost.html)
Próximo post será de segurança nos trens!
Ei! Se no caso de faltar energia em um avião, não que isso possa acontecer, tem alguma forma de recuperar energia e manter a estabilidade no avião?
ResponderExcluirComo o próprio post está dizendo, é muito dificil a energia de um avião "falhar", e mesmo se falhar o avião irá pairar e o piloto terá uma chance de pousar o avião!
ExcluirPor que o avião é o meio mais "seguro" de se viajar?
ResponderExcluirPois a possibilidade de acontecer algum erro é muito baixa!
ExcluirEm caso de emergência qual á melhor coisa a se fazer ?
ResponderExcluirSempre ficar calmo e seguir as dicas que o piloto irá falar!
ExcluirPor que então é normal as pessoas terem tanto medo de viajar de avião??
ResponderExcluirNormalmente é pelo medo da altura!
Excluirvocê pode me explicar todas as SIGLAS usadas!? FBW ,DC ,IDG ,AC ,RAT e entre outros !
ResponderExcluirDC= corrente contínua
ExcluirTRU= Transformer Rectifier Unit
RAT= Ram Air Turbine
BUG's=Backup Generators
IDGs= são os geradores principais
AC= corrente alternada
Sobre os casos de queda dos avioes da Malasia Airlines, foi mera coincidencia os erros no aviao ou a culpa é mesmo da empresa?
ResponderExcluirNa verdade, os aviões foram abatidos!
ExcluirQual linha aérea brasileira pode ser considerada a melhor?
ResponderExcluirPergunte no meu também: http://daylightviagens.blogspot.com.br/
GOL e TAM estão bem juntinhas na disputa de melhores!
ExcluirQuais são os maiores aviões de carga,militar e transporte do mundo?
ResponderExcluirTransporte= Airbus A380 – até 853 passageiros.
ExcluirCarga= Boeing 747-8F - pode carregar até 140 toneladas.
Militar= C-5 Galaxy é o maior avião de transporte militar do mundo.
Existe algum certo para fobia de avião? Abraço.
ResponderExcluirLeve algum aparelho para tocar musicas relaxantes. essa é a melhor dica!
ExcluirBom tema. Mas o que te motivou a escrever sobre este tema? Aguardo sua resosta.
ResponderExcluirEu pensei nesse tema pelas possibilidades de posts que posso colocar!
Excluirquais benefícios e malefícios de andar de avião?
ResponderExcluirBeneficio é que a viagem é muito mais rápida que qualquer outra forma.
ExcluirMaleficio é que as vezes podem ocorrer turbulências durante o voo que pode gerar medo entre os passageiros.